domingo, 8 de fevereiro de 2015

O que é Queratina ? Como usar?

Um pouco antes de vir para Paris, eu comprei um produto bem legal, que é a queratina líquida da Novex – tinha visto muita gente falando que era boa, e como nunca tinha usado nada do tipo, resolvi testar. E aí eu estava preparando o post sobre ela justamente para hoje, mas achei que o assunto era super interessante e que merecia um outro post antes para falar sobre (ou a resenha do produto ficaria gigantesca e cansativa). Então vamos lá!
A queratina é uma proteína presente na composição dos cabelos (e em outras partes do corpo também, como unhas). Só que quando o cabelo sofre agressões como química, calor (sol, chapinha, secador, babyliss) ou mesmo a lavagem, as escamas dos fios se abrem. Com isso, o cabelo perde hidratação, nutrientes e queratina – as pontas vão ficando ressecadas e danificadas. Por conta disso, surgiram vários tratamentos à base de queratina – lembro que até fiz uma vez no salão mas tem tanto tempo que nem lembro mais direitinho o que era haha – e produtinhos para usar em casa, que são justamente o tema desse post.
Ou seja, o que esses produtos fazem é repor a queratina perdida pelo fio, para que ele volte a ficar saudável. Uma coisa importante sobre o assunto é que se você tem os cabelos saudáveis, você não deve usar queratina – em excesso, ela pode deixar os fios meio duros.
Existem muitos modos de utilizar (nesse caso, estou falando da queratina líquida mesmo ou concentrado de queratina, não de produtos ou cremes que têm queratina entre os ingredientes, ok?), acho que dentre eles os mais comuns são:
1) Lavagem normal com shampoo; queratina por 15 minutos, enxágue e depois condicionador;
2) Lavagem normal com shampoo; queratina por 15 minutos, enxágue e depois máscara de hidratação;
3) Lavagem normal; máscara de hidratação; queratina e aí secagem, sem enxágue;
4) Lavagem normal com shampoo e condicionador; queratina + escova + chapinha (também sem enxágue da queratina).
Os dois últimos são para cabelos bem danificados – confesso que nunca usei assim porque não senti necessidade e porque preferi seguir o modo de utilização que veio indicado no produto que eu comprei (nesse caso, o 1 ou o 2 – mas vou falar melhor disso na resenha propriamente dita, que vem depois de amanhã!).
Aproveitando o assunto cabelos:
E aí, quem já usou? Se tiver mais dicas de como usar, me deixa aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário