Estas formas de tratar os cabelos não são novas, mas recentemente resolvi procurar mais sobre o assunto e hoje te mostro o que aprendi. Veja bem, não estou dizendo se as técnicas são certas ou erradas, só estou relatando que elas existem! 

O que é
Algumas pessoas acreditam que os sulfatos, substâncias encontradas na grande maioria dos shampoos – e responsáveis pela limpeza e quantidade de espuma dos mesmos, lavam não só a sujeira dos fios, mas também os óleos naturais e os lipídios do cabelo.
Por causa desse “dano” aos fios, surgiu a ideia das técnicas de No-poo e Low-poo, onde se utiliza produtos que não possuem estes sulfatos. O No-poo quer dizer que não se usa shampoo nas lavagens, já o Low-poo é a técnica que utiliza shampoos sem os sulfatos – teoricamente a Betaína cocamidopropyl e Sulfossuccinato de Sódio de Dioctilo fazem o mesmo serviço que os sulfatos sem agredir tanto os fios.
Como nessas técnicas os produtos usados não possuem sulfatos, também não se deve usar produtos derivados de petróleo (petrolato, óleos minerais, vaselina, parafina líquida) ou silicones não solúveis* em água, pois eles só saem dos fios com os ditos sulfatos. Quem segue estas técnicas conta que estes derivados só formam uma capa nos fios de cabelo, sem tratá-los internamente e sem os sulfatos, estes produtos só se acumulariam dia-a-dia sobre os cabelos. Veja que a gente precisa voltar pra aula de química, minha gente!
*Alguns silicones não soluvéis saem com Betaína cocamidopropyl, veja uma lista aqui dos silicones insoluvéis que podem ser usados na técnica de Low-poo.
Na técnica de No-poo não se usa shampoo algum nas lavagens e para a limpeza, as pessoas usam o tal de co-wash (que vem de conditioner wash), que é a lavagem com condicionador. Mas lembre, o condicionador não pode ter nem petrolatos e nem os silicones insolúveis.
Resumindo, quem usa o No-poo lava o cabelo com o condicionador e quem faz Low-poo, usa shampoo sem sulfatos fortes. As duas técnicas são indicadas principalmente para pessoas de cabelos cacheados, mas podem ser aplicadas em todos os tipos de cabelos.
Como fazer o co-wash
Você deve utilizar condicionador sem os petrolatos e silicones, passá-lo nos fios e massageá-los. Depois é só enzaguar. Dizem que os condicionadores possuem alguns agentes limpantes que já serviriam para limpar o cabelo. O Yamasterol que Marina mostrou aqui é um dos condicionadores indicados para este tipo de técnica.
Quais produtos usar


Nenhum comentário:
Postar um comentário